Compra habitualmente malas ou carteiras em pele? Saiba alguns cuidados que deve ter!

Quando compramos uma mala em pele devemos ter alguns cuidados extras de forma a garantir a sua forma e durabilidade.

Normalmente, as mais prestigiadas marcas enviam com a mala um pequeno cartão onde descrevem todos os cuidados e instruções de limpeza. No entanto, poucas de nós prestamos a devida atenção e provavelmente até encaminhamos o dito cartão para o lixo.

A verdade é que com o passar do tempo e devido ao uso, as malas podem começar a perder a forma e o brilho/cor dando-lhe o aspecto que ninguém quer: usado e velho.

Com os cuidados certos isto pode ser evitado!

Tenha em atenção que tudo depende do tipo de pele. Portanto primeiro devemos averiguar se, quando compramos a mala, a própria marca envia instruções acerca da sua limpeza e cuidados. Não obstante alguns hábitos podem ser tomados:

💮 Enchimento – Sempre que a mala seja “guardada” encher com papel (pode aproveitar o próprio papel que geralmente vem com a própria no momento da compra). Desta maneira garante que a mala não perca a sua forma original.

Evitar água – Sempre que exponha a sua mala a tal, limpe-a com um pano seco. A água e/ou humidade podem manchar a pele.

Limpeza regular – Deve tentar manter sempre a mala limpa. Assim, o ideal seria pelo menos uma vez por semana limpar com um pano humedecido seguido de um pano seco. Existem alguns produtos próprios para limpeza de pele que também pode utilizar. No entanto, aconselhamos sempre a não utilizar qualquer um e optar por um pano húmido.

🛍️ Deve ainda ter sempre o cuidado em não exceder o peso que a mala possa suportar bem como ter cuidado para que a mesma não entre em contacto com perfumes ou substâncias abrasivas, pois que podem surgir manchas.